Tags

, , , , , , , , , , ,

https://i1.wp.com/24.media.tumblr.com/tumblr_lzfrvcNeo71r98d3no1_1280.jpg

Quero, nesse post, comentar e recomendar alguns livros sobre escrever. No meu caminho da escrita, além de muita ficção, também encontrei alguns livros de teorias e técnicas que me ajudaram e continuam ajudando a melhorar um pouco a cada texto. Resolvi recomendar alguns aqui para quem também quer escrever e está procurando ajuda.

https://i2.wp.com/www.kuantokusta.com.br/img_upload/produtos_livros/preco-de-linguistica_a-arte-da-pontuacao_863786-3.jpgA arte da pontuação, Noah Likeman

Um livro inteiro sobre como, quando, onde e porque usar todos os tipos de pontos. A melhor parte é que o foco não é na gramática, e sim na estética e nos efeitos que determinados sinais causam no texto. Aprendi (mais ou menos) a usar ponto e vírgula depois de ler esse livro. E no fim de cada capítulo são propostos exercícios bastante interessantes focando na pontuação.

http://coachingliterario.files.wordpress.com/2011/09/capa_a-arte-da-escrita.jpg?w=197&h=300O zen e a arte da escritaRay Bradbury

Eu sou um pouco suspeita pra falar de Ray Bradbury, simplesmente porque eu adoro o chão em que ele pisava (infelizmente ele faleceu esse ano), mas tenho certeza que até aquelas pessoas que nunca leram nada dele (e essas deveriam reavaliar suas escolhas na vida) vão adorar ler os artigos dele sobre escrever. São muito sinceros e pessoais, ele fala bastante de seu processo de criação e também de como se tornou um escritor bem sucedido. E dá ótimo conselhos, como evitar cair na armadilha de escrever pensando em sucesso comercial ou nas graças dos críticos literários.

https://i2.wp.com/www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/27/271493_523.jpgA arte da ficção – orientações para futuros escritores, John Gardner

Esse é um clássico que eu demorei muito para encontrar. Li uma cópia que tinha na biblioteca da faculdade, depois achei pra baixar em inglês e, finalmente, encontrei num sebo a versão traduzida. É basicamente o curso de escrita criativa do John Gardner, com exercícios no final e capítulos sobre erros mais comuns, gêneros, enredo e técnica. Gosto muito e recomendo para todos que querem escrever ficção.

https://i1.wp.com/www.revistabula.com/arquivos/posts/images/310/como_funciona_ficcao2.jpgComo funciona a ficção, James Wood

Um livro bastante técnico e em formato de “pílulas” ou algo assim. Tem capítulos sobre detalhe, personagem, linguagem diálogo, verossimilhança, foco narrativo etc. Ele usa muitos exemplos tirados de livros clássicos, fala sobre muitos assuntos e mais ou menos se baseia nessa ideia de máquina: se a ficção fosse uma máquina, quais as peças que a fazem funcionar? E aí o autor vai desmontando e descobrindo, depois conta para nós o que ele encontrou. Gosto muito, especialmente porque abrange uma grande quantidade de assuntos.

https://i2.wp.com/skoob.s3.amazonaws.com/livros/10986/CARTAS_A_UM_JOVEM_ESCRITOR_1233175516P.jpgCartas a um jovem escritor, Mario Vargas Llosa

Porque a gente precisa sempre de alguém que nos entenda e converse como se realmente estivesse falando diretamente com a gente. Foi o primeiro livro de teoria e técnica literária que comprei e aquele que me fez ter certeza de que é o caminho que quero seguir na minha vida. Em alguns momentos, especialmente na introdução, me fez chorar por conta dessa descoberta tão importante.

 

Bônus: Para trás e para frente, D. Ball; Escrevendo com a alma, Natalie Goldberg; A Arte da Ficção, David Lodge; A jornada do escritor, Christopher Vogler; Story, Robert McKee; A personagem de ficção, Antônio Candido.

Bônus 2: Se alguém tiver interesse em ler meus textos de ficção, eu estou colocando alguns aqui: A vida moderna é um lixo.

Anúncios