Tags

, , , , , , ,

O Leitor Compartilhado nos mandou a Tag ‘Leia Mais, Seja Mais’, para promover uma iniciativa do Ministério da Cultura de incentivo a leitura. O vídeo da campanha:

Aqui vai:

1. Você já leu algum livro que mudou a sua vida? Se sim qual/quais e por quê?

Sim. Todos os meus livros favoritos, de uma forma ou de outra, mudaram a minha vida. Eu acho que essa é a função mais bonita não só da literatura, mas de todas as formas de arte. Meus dois livros favoritos são as Alices do Lewis Carroll, e eles mudam a minha constantemente, a cada leitura me deixam um pouquinho diferente. Esses livros me ensinaram que se contentar com a realidade é pouco, que existe um mundo mais bonito, mais interessante e estimulante dentro da nossa imaginação e não é pecado nenhum explorá-lo. Fora este, o livro 1984, do George Orwell, mudou a maneira como enxergo o mundo, o poder e a crescente falta de liberdade na sociedade. Então, acho que as Alices me mudaram de fora para dentro, e 1984 me mudou de dentro para fora.

2. Recomende um livro, vídeo ou texto que você acha que influenciaria um conhecido a ler um livro!

Eu acredito que quem diz que ‘não gosta de ler’ só não encontrou ainda o livro certo. Porque existem livros de todos os tipos e todo mundo gosta de histórias, o ser-humano tem necessidade de histórias. Então acredito que todo mundo pode tomar gosto pela leitura, basta encontrar o livro que o colocará neste caminho. Eu recomendaria, para um conhecido, se perguntar qual o tipo de história que o interessa e, depois, procurar um livro sobre o assunto.

Tem um texto do escritor Richard Peck que, talvez, incentive alguém a ler. É este aqui:

Eu leio porque uma só vida não é o suficiente, e nas páginas de um livro eu posso ser qualquer pessoa; Eu leio porque as palavras que constroem uma história se tornam minhas, e eu construo com elas a minha vida; Eu leio não por finais felizes, mas por novos começos; Eu estou começando a ser eu mesmo e gostaria de ter um mapa; Eu leio porque eu tenho amigos que não lêem e, embora sejam jovens, eles estão começando a ficar sem ideias; Eu leio porque toda jornada começa numa biblioteca, e é hora de começar a arrumar as malas; Eu leio porque um dia destes eu vou sair dessa cidade, e eu vou para todos os lugares conhecer todo mundo, e eu quero estar pronto.

A terceira pergunta seria indicar blogs para responderem a TAG, mas eu prefiro deixar livre aqui para quem quiser compartilhar com campanha responder. Os outros autores da Estante Lá de Casa, aliás, poderiam responder aqui nos comentários se possível!

